Radius: Off
Radius:
km Set radius for geolocation
Search

O CERRADO – ÁGUA E BIODIVERSIDADE

O CERRADO – ÁGUA E BIODIVERSIDADE
Revista Semeá Sustentabilidade

O CERRADO – ÁGUA E BIODIVERSIDADE

 

Caracterizado por uma vegetação que apresenta árvores de pequeno porte, folhas ásperas e troncos retorcidos, o Cerrado ocupa um território de 204,7 milhões de hectares, que estão distribuídos por 11 Estados Brasileiros (Bahia, Distrito Federal, Goiás, Maranhão, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Paraná, São Paulo e Tocantins), o que o coloca na posição de segundo maior bioma brasileiro em extensão territorial e biodiversidade.

O Cerrado está na lista dos biomas mais ameaçados do Planeta. Sendo considerado um dos 25 Hotspots de Biodiversidade no mundo, por apresentar uma elevada concentração de espécies endêmicas, que estão ameaçadas pela crescente perda de habitat promovidos pelos sistemas produtivos, como a agropecuária.

 

Além da biodiversidade, o Cerrado se constitui no “berço” da água doce do Brasil, pois abriga as nascentes de suas principais bacias hidrográficas: Araguaia/Tocantins, São Francisco, Paraná e Paraguai. Um dos fatores que o torna um importante fornecedor de serviço ambiental, como o de abastecimento de água.

O CERRADO (1)

  • fornece água para 1500 municípios, os quais abrigam uma população de 25 milhões de habitantes que estão concentrados principalmente nas áreas urbanas (83 %);
  • apresenta papel crucial para o abastecimento de água do Bioma Pantanal;
  • possui 20 mil fontes que irrigam 6 das 12 regiões hidrográficas do Brasil;
  • fornece eletricidade de fonte hidráulica para 9 entre 10 brasileiros;
  • abriga 52,2% das fontes que alimentam o rio Paraná, 83,6% para o Tocantins, 52,3% para o São Francisco e 87,4% para o Paraguai.

Outro importante serviço ambiental fornecido pelo Cerrado é o sequestro de carbono, que provém essencialmente do seu sistema radicular que é bastante desenvolvido. Um arbusto que na superfície apresenta cerca de 1 metro pode possuir raízes com mais de 30 m de profundidade.

Atualmente, o grande desafio é promover a sustentabilidade do Bioma Cerrado, por meio de ações e políticas públicas que possam conciliar os sistemas produtivos e a conservação ambiental.

Colabore para a PRESERVAÇÃO do bioma CERRADO

Lidi Vilela é Professora da Escola Vila Verde

Artista Visual, Geógrafa e Mestre em Engenharia Ambiental.

(1) Fonte: AUBERTIN, C. O surgimento do Bioma Cerrado. (2013).

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com